Investindo Tudo nas Redes Sociais

As Redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin e até mesmo o menos popular Google Plus, são utilizadas por pelo menos 2,78 Bilhões de pessoas ao redor do mundo e tem o poder de influenciar 98% delas com toda a informação que trafega em seu meio de envolvimento.

Por esse motivo, você e muitas pessoas vão dizer que as Redes Sociais são o melhor investimento quando o termo é Marketing Digital.

E minha resposta para isso é simples: Você está Meio-Certo..!!

Quando falamos de Marketing Digital de uma maneira profissional, sabemos que há uma diferença imensa entre os anúncios em Mídias Digitais e os anúncios em Mídias Tradicionais (TV, Rádio, Outdoor, Panfletos).

Os Anúncios em Mídias Tradicionais, geralmente são direcionados ao famoso "atirar para todos os lados".

Neste tipo de mídia, o anunciante busca exibir ao máximo de pessoas, na esperança de que uma parcela delas seja atingida e venha a consumir o produto ofertado. O que pode ser válido, mas não permite que seja mensurado um resultado concreto das vantagens dessa estratégia.

Porém, quando anunciamos nas Mídias Digitais, há ferramentas que permitem indicar quais estão sendo os resultados de nossos anúncios. E mais, você pode direcioná-los exatamente ao público que realmente está interessado em seu produto.

É como se eu soubesse exatamente para quais pessoas na rua eu devo entregar o panfleto, na certeza de que 90% das vezes aqueles que receberam irão consumir o produto.

As Redes Socias posssuem ferramentas que permitem essa interação e, aliadas a uma estrutura de captação, são responsável pelo sucesso de milhares de negócios digitais.

E nesse momento, você chega a conclusão de que investir tudo nas Redes Sociais é o melhor caminho.

E eu lhe repondo.. NÃO FAÇA ISSO..!!

Por mais que as Redes Sociais possuam esse número imenso de usuários e que gere essa influência, o seu cliente pode não ser um usuário assíduo dessas Mídias. Tudo irá depender do seu ramo de atuação.

Por isso, é sempre importante fazer uma Pesquisa de Mercado Digital, antes de começar a investir nas Redes Sociais.

Pode ser que seu público e cliente ideial não confie nessas Mídias ou mesmo não saiba como utilizá-las. Só você terá as informações para que um profissional possa identificar esse público. Por isso, lembre-se de sempre consultar e pesquisar antes de realizar o investimento.

 

As Armadilhas das Redes Sociais

Digamos então que você fez a pesquisa e que seu público e cliente ideal realmente seja usuário assíduo das Redes Socias e que você tem uma estratégia para alcançá-lo e levar o seu anúncio diretamente a ele.

Eu lhe pergunto, e depois?

Suponhamos que eu seja um comprador assíduo de livros e adore consumir as novidades. E você seja dono de uma Livraria e quer anunciar no Facebook.

Seu anúncio chegou até mim e me chamou a atenção. Quando eu cliquei, me deparei com um telefone para eu ligar ou um formulário para preencher. As chances de eu desistir e buscar algo relacionado em outro lugar são imensas. E por que isso aconteceu?

Por que você não possuia uma estrutura para receber o cliente nos canais digitais.

O perfil de um consumidor digital geralmente busca a facilidade de resolver cada etapa de seu interesse com facilidade. E a necessidade de ligar ou preencher um formulário podem ser impecilhos para essa facilidade.

Uma estrutura que receba o consumidor fora da Rede Social, possibilitando a venda online através de uma Loja Virtual, ou solicitando apenas informações básicas que permitam uma interação facilitada (e-mail ou mensagem instantânea, por exemplo) permitem que a venda ocorra de forma mais natural.

Por outro lado, quando o usuário encontra dificuldades, além de não se tornar consumidor, ele também se torna um agente de Anti-Marketing para sua empresa.

Os comentários que ele pode deixar ou ações que repudiam a marca, vão ter grande impacto no poder de decisão de outros possíveis consumidores.

Por isso, garanta que além de uma boa estratégia para alcançar o seu cliente nas Redes Sociais, você também tenha uma estratégia para tornar a experiência de compra agradável e garantir o retorno e recomendação para novas compras.

 

As Redes Sociais Possuem Tempo de Vida

O mundo digital está sendo inovado a cada dia e já existem especialistas dizendo que o Facebook pode tornar-se obsoleto em poucos anos, assim como foi com o "falecido" Orkut.

Devemos estar atentos a essas mudanças e garantir que o seu público não encontre você apenas nas Redes Sociais, mas que você possua uma estrutura robusta para manter contato e criar um relacionamento com cada um deles.

Se seus clientes estão todos dentro do Instagram, por exemplo, e de repente este sai do ar, o que você faz para contactar seu público?

Por mais robustas que pareçam, sempre surgirão novidades que irão atrair as pessoas a novas experiências e novas plataformas para relacionar-se e interagir entre si. Pois a proposta das Redes Sociais não é maior do que o relacionamento entre as pessoas.

Quando o intuito é consumir, comprar ou simplesmente buscar informações importantes, as pessoas irão aos provedores de busca e não às Redes Sociais, e é lá que vão encontrar o seu produto e seu conteúdo, se este estiver bem posicionado.

Manter sua presença e da sua empresa nas Redes Sociais é muito importante, sim. Mas investir tudo nelas não é a melhor estratégia a longo prazo.

Invista parte do seu tempo e capital em vender pela internet com uma Loja Virtual, ou então um processo de Atendimento Online Profissional ou mesmo um Blog Informativo que vai garantir que o seu público esteja sempre dentro de sua estrutura e busque sempre a sua marca pelo que ela é e não através de uma máscara nas Redes Sociais.

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Agora que você já entende que as Redes Sociais podem ser aliadas e inimigas do seu negócio ao mesmo tempo, busque por mais conteúdo sobre o assunto. Questione sempre e navegue por nossas matérias.. Te vejo no próximo Post..!! #VoeConosco