Ganhando Autoridade

Ao pesquisar por informações no Google ou outros provedores de busca, muitas vezes nos deparamos com empresas de determinado ramo oferecendo aquela informação através de um blog de notícias ou simplesmente uma página informativa.

Quando a informação se torna útil, passamos a confiar naquela fonte e consumir mais material de nosso interesse referente aquele assunto. Neste momento o nome e as atividades daquela empresa se tornam referência caso nos deparemos com alguma situação que envolva aquele mesmo assunto.

Vou usar um exemplo prático para ficar mais fácil de entender:

Digamos que estou fazendo uma pesquisa para um trabalho escolar referente a fabricação de calçados. Então, acesso meu provedor de busca favorito e coloco os termos "Fabricação de Calçados", deparando-me com vários links e em um deles vejo o seguinte título: "Conheça as Principais Etapas da Fabircação de Calçados".

Clicando no link, entro em um Blog e ao ler e consumir todo o conteúdo alí presente, percebo que era exatamente o que precisava para minha pesquisa e conclusão do meu trabalho escolar. E mais ainda, que dentro deste blog existem outras matérias com conteúdo relacionado que poderão enriquecer minha pesquisa.

Isso me deixa feliz e cria uma afinidade por aquela fonte de informações, que percebo ser, além de um blog, uma Loja Virtual que vende vários tipos de calçados.

A loja tornou-se uma referência para minha pesquisa e toda vez que precisar de conteúdo daquele seguimento, já saberei onde encontrar.

Aí você me pergunta. Em que isso poderá me ajudar se eu for o dono da loja?

A resposta vem quando em algum momento eu precisar comprar um par de calçados ou indicar uma loja a alguém. Com muita certeza de que esta mesma loja será a minha primeira opção.

O processo que ocorreu neste exemplo é chamado de "Geração de Autoridade", quando você se torna referência em seu ramo para o público que te segue, e essa autoridade é responsável por 87% da preferência do público por uma marca em relação à outra.

Quando uma empresa, além de ofertar seus produtos, mostra que tem domínio quando o assunto é seu ramo de atividade, o consumidor desperta confiança e essa confiança gera o impulso em escolher aquela mesma empresa no momento que precisar daquele produto.

 

O Processo de Reciprocidade

Quando o conteúdo do Blog gera valor ao leitor, oferencendo uma informação realmente relevante e que atinja diretamente na dúvida dele ou simplesmente o deixe bem informado, um segundo sentimento acaba de nascer e deve ser incentivado.. A Reciprocidade!!

Ao receber um conteúdo realmente relevante e útil, o leitor irá sentir que o blog contribuiu positivamente para sua vida e, além de gerar a confiança já mencionada anteriormente, o sentimento de Reciprocidade estará aflorado, no momento em que a informação foi consumida.

Este sentimento é extremamente valioso, mas deve-se observar que é um sentimento com prazo de validade curto.

Mas o que é exatamente essa Reciprocidade?

É a vontade involuntária de retribuir um favor, quando lhe é prestada uma ajuda, ou lhe é fornecido algo gratuitamente.

Mas lembre-se, como eu havia dito, esse é um sentimento com prazo de validade curto, e assim que o leitor sair do blog ou simplesmente fechar a aba do navegador, esse sentimento já terá acabado. Dificilmente o sentimento de reciprosidade dura por mais tempo do que isso.

E é aí que você me pergunta: Por que essa informação é importante?

É nesse momento, em que este sentimento está aflorado no leitor, que você como gerador do conteúdo, deve aproveitar para pedir a ele algo em troca. Afinal de contas, você gerou um valor na vida daquele leitor e ele está inclinado a lhe oferecer algo em troca.

E o que seria esse pedido?

Algo simples, mas que vai fazer toda a diferença!

Pode ser uma curtida em sua Página no Facebook, o Compartilhamento daquele conteúdo em suas redes sociais, pedir para ele deixar um Comentário ou então pedir para que ele deixe um e-mail de contato para receber futuras promoções e novidades.

Você aproveita esse sentimento de reciprocidade para que o leitor aumente o seu processo de marketing, melhore a sua posição de autoridade ou simplesmente deixe o contato dele para que você possa futuramente usar essa informação a seu favor (muitas vezes tudo isso ao mesmo tempo).

Futuramente, em outras matérias, irei falar sobre como aproveitar as informações colhidas do leitor em seu Processo de Marketing Digital.

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Agora que você já sabe a importância de ter um blog embutido em seu site, não deixe de buscar mais informações. E lembre-se de sempre criar um conteúdo relevante, objetivo e realmente verdadeiro. Pois quando a informação não agrega ou o leitor se sente ludibriado, é nesse momento que você cria o Anti-Marketing, o que já foi responsável pela queda de muitos negócios no mundo virtual.

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